Please reload

Postagens Recentes

Pagamento do DITR Como funciona?

16/09/2019

1/8
Please reload

Posts em Destaque

3 coisas que só a Contabilidade pode fazer pelo seu negócio

06/05/2015

O uso adequado da contabilidade pode ajudar tanto em questões burocráticas quanto em questões financeiras

Sabemos que nem sempre o empreendedor possui tempo para focar em atividades que não são do core business da sua empresa, diante dessa falta de tempo muitos deixam de observar a contabilidade, e a sua devida importância, o uso desta ferramenta pode te levar ao fracasso ou ao sucesso.

 

O uso adequado da contabilidade pode ajudar tanto em questões burocráticas quanto em questões financeiras, o papel do contador deixou de ser receptivo e passa a atuar mais perto do negócio do cliente auxiliando com consultorias em gestão, reestruturação de empresa, consultoria tributária e outras atividades.

 

Entenda nos tópicos abaixo como a contabilidade é a melhor ferramenta para tomada de decisões:

 

Cálculo do Valuation

 

De extrema importância a avaliação de empresa pode ser utilizada para diversos motivos: para fins contábeis, depois da realização de uma transação ou aquisição, além de processos judiciais, por exemplo, em que bens precisam ser divididos.

A metodologia mais comum para avaliação é o “fluxo de caixa descontado” (discounted cash flow, ou DCF). Nesse caso, o valor da empresa é calculado a partir do fluxo de caixa descontado para o valor presente utilizando o custo de capital.

 

A contabilidade exerce um papel importante no cálculo do valuation, pois uma das exigências é cumprir as normas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Cabe salientar que para cálculo do valuation precisamos de demonstrações financeiras que servem de apoio para a análise.

 

Métricas e a Contabilidade

 

Métricas são sem dúvida a melhor ferramenta criada para medir o desempenho da sua startup, não métricas de vaidade e sim métricas que permitam identificarmos o nosso motor de crescimento .

 

Com a ajuda de algumas métricas podemos decidir se devemos pivotar ou não, a métrica exerce uma importante função, pois após a exposição dos números confrontamos com o maior sentimento do empreendedor a paixão pelo seu negócio.

Avaliar o marco de aprendizado de uma startup para que ela consiga atender seus objetivos e expectativas talvez seja o maior desafio das métricas para as startups.

 

Devemos focar apenas em métricas essenciais para o negócio nada de (novamente) métricas de vaidade devemos selecionar algumas métricas chaves junto com o contador para verificar quais produtos e serviços estão evoluindo na mesma medida que o aprendizado validado.

 

Análise Financeira

 

Como se sabe é de extrema necessidade sabermos alguns índices como: faturamento, inadimplência, lucratividade, custos, despesas e outros índices.

 

Para sabermos os índices e analisarmos a situação financeira da empresa precisamos de algumas demonstrações financeiras dentre elas podemos citar o balanço patrimonial, demonstrativo de resultado do exercício e demonstrativo do fluxo de caixa de posse dessas demonstrações conseguimos analisar a situação econômica da empresa.

 

Dentre os tipos de análises talvez a que tenha mais importância seja a análise financeira do balanço abaixo temos algumas razões para o uso da mesma:

 

– Se bem manuseada, pode se constituir num excelente e poderoso “painel de controle” da administração

– Permite diagnosticar o empreendimento, revelando os pontos críticos e permitindo apresentar um esboço das prioridades para a solução dos problema.

 

É necessário mencionar que conhecer matemática financeira e saber classificar e extrair as contas das demonstrações é um requisito imprescindível para iniciar a análise financeira.

 

 

Fonte: Jornal Contábil

 

Please reload